sexta-feira, junho 22, 2012

Onde está o teu irmão?


Essa é a pergunta que Deus fez para Caim sobre seu irmão Abel. E Caim respondeu: "acaso eu sou o guarda do meu irmão?" (Cf.Gn 4, 9-10) Essa foi a resposta que Ele deu para Deus, pois havia matado seu irmão por motivo de inveja, de ciúme.
Hoje, Deus faz essa pergunta ao meu coração: "Onde está o teu irmão?", e olho para o meu lado, para aqueles que convivem comigo e sou impulsionado a ser mais presente nos meus relacionamentos, para que a minha resposta para Deus seja uma afirmação: "Eu sou o guarda do meu irmão!"
Essa deve ser a minha, a sua, a nossa resposta para Deus, pois muitas vezes somos tão espirituais que esquecemos que somos humanos, e acabamos não sendo irmãos uns dos outros, e nem nos dispomos a ajudar aqueles que estão ao nosso redor ou aqueles que vemos necessitar de nosso consolo, amizade e presença.
Temos que ter esse cuidado de não assumirmos uma condição angelical que nos coloque numa condição de pessoas voltadas para o nosso próprio umbigo, vivendo um egoísmo sem olhar e preocupar-se com aqueles que necessitam de nós.
Assemelharmo-nos a Jesus é sermos realmente mais humanos: "Jesus, rosto Divino do homem. Jesus, rosto humano de Deus" (João Paulo II). Temos que ser o rosto de Cristo para aqueles que precisam e contam com a nossa presença.
"Onde está o teu irmão?" Talvez esteja sofrendo sozinho esperando uma carta nossa, um e-mail, um telefonema ou até mesmo a nossa visita. Talvez esteja nas drogas por que não fomos capazes de olhar para o lado e enxergá-lo, esteja na prostituição, na depressão, na solidão, por que não o acolhemos e nem tivemos a coragem de mostrar Jesus, Caminho, Verdade e Vida para eles.
Muitas pessoas estão somente esperando que apenas acreditemos nelas de novo para dar uma resposta concreta para Deus e para a própria vida; às vezes é um filho, o marido ou a esposa, um funcionário, um amigo, um presidiário, um drogado etc.
Tenho feito essa linda experiência de acompanhar os presos no seu processo de cumprimento de pena, e tenho visto a tremenda obra de Deus na vida deles, e concretamente experimentado aquilo que nosso querido Papa Bento XVI disse: "A vingança de Deus para com o homem tem o nome de MISERICÓRDIA". A vingança de Deus na vida do Thiago, do Márcio, do Marcelo, do Rômulo, do Otacílio e de tantos outros que acompanho tem esse bonito nome: MISERICÓRDIA!
"Onde está o teu irmão?" Num presídio. E posso dizer que sou o guarda deles, sempre buscando dar atenção, ser presença, vencendo as barreiras e pré-conceitos. Posso testemunhar hoje para você sobre o Thiago, que acompanho já há mais de quatro anos: um jovem de 21 anos, que foi usado por pessoas e acabou sendo preso por causa de uma infração. Foi preso com 18 anos, condenado há 23 anos. Hoje, com 21, é um jovem transformado, vivendo a santidade num lugar que não incentiva a isso. Fez a opção pela castidade, terminando um namoro que não o levava a essa experiência. Orando, rezando o rosário, estudando a palavra de Deus, vivendo o PHN, é um jovem que foi tocado pela graça de Deus. Tudo isso por que sua mãe não desistiu dele. Eu, desde quando o conheci assumi a resposta que quero dar a Deus todos os dias: “Eu sou o guarda do meu irmão!” Tendo sido acompanhado por cartas e visitas ao presídio, ele viu que não está sozinho.
Quem sabe exista na tua história alguém que precise de mais uma chance; que espera teu perdão, que necessite da tua presença, atenção e carinho, que como o Thiago, precise somente da tua confiança.
Quem sabe você deixou muita gente para trás e hoje é dia de você lutar por esses de novo, de ir atrás daqueles que você desistiu. “Onde está o teu irmão?”
Somos gente e precisamos agir como gente, e não anjos, “alienados” – a alienação nos afasta de Deus e das pessoas, nos tira a humanidade. Se um dia nossa experiência com Deus nos afastar dos irmãos, nos colocar superiores a eles, com arrogância e ignorância menosprezá-los, podemos nos questionar se fizemos mesmo uma experiência com Deus, pois quanto mais experimentamos o Criador, mais humanos nos tornamos, pois foi assim que Ele nos fez.
“Onde está o teu irmão?” Espero que consigamos dar conta a Deus de nossos irmãos, que tenhamos mesmo a coragem de fazer uma afirmação para Deus e não um questionamento: “Eu sou o guarda do meu irmão!”,

Deus abençoe o nosso firme propósito de sermos mais humanos!
Amém. Aleluia!
Róger Luís da Silva - Com. Canção Nova – Palmas/TO
roger@cancaonova.com

Nenhum comentário: